::
Diálogos:
a cada nova edição, mais concorridos |
|
|
|
Desde
o lançamento, em abril, os Diálogos da Classe Contábil
com a Sociedade vêm colocando pessoas dos mais diversos segmentos,
ao redor da mesma mesa, para refletir sobre questões sociais de
interesse comum. Tanto vêm cumprindo os objetivos que as palestras,
no auditório do CRCPR, estão a cada edição
mais concorridas, e o presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha
Smijtink, decidiu estender o programa ao interior. A partir de 2005, os
Diálogos deverão ser realizados, também, em Londrina,
Maringá, Ponta Grossa e Cascavel, cidades onde o Conselho possui
auditórios próprios. Já participaram dos Diálogos, o diretor da Rádio e Televisão Paraná Educativa, Marcos Batista; o ex-prefeito de Curitiba e deputado estadual, Rafael Greca de Macedo; o ex-diretor da Itaipu, Rubens Bueno; o publicitário Ernani Buchmann; o presidente da Junta Comercial do Paraná, Júlio Maito Filho; o coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio, e o presidente do sistema Fecomércio-PR, Sesc e Senac, Darci Piana. |
|
::
O
consumidor em primeiro lugar |
|
|
|
O
convidado de setembro foi o coordenador do Procon-PR – Coordenadoria
Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Algaci Túlio,
que falou sobre o papel do órgão, criado em 1991. A função do Procon – afirmou – é fiscalizar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor ( Lei 8.078 de 1990), desenvolver campanhas informativas, pesquisas de preços de produtos e serviços e atuar junto às escolas educando as novas gerações para o consumo. Entre consultas, denúncias e reclamações, o órgão faz anualmente cerca de 130 mil atendimentos. As queixas mais comuns, segundo ele, envolvem bancos, cartões de crédito, carnês de sorteio, financiamento, contratos, seguradoras, hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, medicamentos, telefonia, assistência técnica, lavanderias, vendas por telefone ou reembolso postal, agências de viagem, funerárias, propaganda enganosa, recusa de fornecimento de recibo, brinquedos, eletrodomésticos, veículos, embalagens danificadas, instruções de uso imprecisas e em desacordo com as normas vigentes, contratos de locação, loteamento, cobrança de taxa indevida, produtos vencidos, sem data de validade, sem registro ou composição; fraude no peso, quantidade ou volume; alimentos estragados, venda casada, embalagens, má conservação e consórcios. “A ênfase do Procon, no entanto, são a orientação e a educação. Tanto que algumas áreas que davam mais trabalho estão evoluindo, procurando respeitar os direitos do consumidor”, disse Algaci. |
|
::
Fecomércio:
parcerias em busca de representatividade |
|
|
|
Reunindo
220 mil empresas, que respondem por cerca de 10% do comércio nacional,
a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio),
segundo o presidente Darci Piana, tem como estratégias básicas:
a excelência na representatividade do setor comercial, no atendimento
aos filiados, na responsabilidade social, na prestação de
serviços: consultorias tributária, trabalhista, econômica,
administrativa e sindical; e excelência em modelo de gestão:
produtividade e custos operacionais. Darci Piana foi o palestrante da
edição de 4 de outubro. Representatividade – explica – com o objetivo de promover o crescimento do comércio, a partir de quadros favoráveis, com juros baixos, menos impostos, facilidade de investimento, crédito pessoal, aumento do poder aquisitivo do consumidor, demanda interna e externa, qualificação da mão-de-obra, sistemas de transporte, oferta de energia e telecomunicação. O informativo Pesquisa Conjuntural do Comércio analisa justamente o reflexo desses indicadores nos comércios de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina e Maringá. Na mesma linha é a pesquisa semestral de opinião do empresário paranaense. Além de congregar 55 sindicatos, a Fecomércio administra o Sesc e o Senac, entidades presentes nas principais regiões do Estado, por meio de programas de educação, ação social, cultura, saúde, lazer e eventos. “Até o momento preocupado exclusivamente com os trabalhadores, aos quais tem oferecido ensino profissionalizante, nas mais diversas áreas, o Senac passará a se ocupar também da gestão das empresas, juntamente com o Sebrae, oferecendo qualificação aos empresários”, informou Piana. |
|
<< Voltar |