:: Por que morrem tantas empresas no Brasil ?

Todo ano, as Juntas Comerciais registram a abertura de aproximadamente 470 mil novas empresas no País. Muitas delas não chegam nem ao segundo ano de vida. Por que tanta gente querendo acertar e se manter no mundo dos negócios não o consegue? Uma pesquisa inédita do Sebrae não só identificou a taxa de mortalidade como as causas do fechamento prematuro das empresas.
Realizada no primeiro trimestre de 2004, a pesquisa “Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil” é o mais completo e abrangente levantamento já feito no País. Foram pesquisadas 5.727 mil empresas em todos os estados, sendo classificadas de acordo com o ano de criação, e separadas, ainda, em duas categorias após os resultados de campo: empresas ativas e empresas extintas.

Falta de habilidade administrativa e gerencial

A pesquisa revela que 96% das empresas são microempresas - 51% do comércio, 46% de serviços e 3% da indústria. Revela também que a alta mortalidade decorre basicamente da falta de habilidade administrativa e gerencial do empreendedor. Uma boa parte dos proprietários (47%) iniciou o negócio sem nenhuma experiência ou conhecimento direto no ramo. Os empreendedores também não buscaram consultoria do Sebrae ou assessoria especializada para orientá-los na administração. A maior parcela recorreu ao contador (36%), alguns a empresas de consultoria (16%) e um alto percentual (32%) não procurou nenhum tipo assessoria.
Antes de iniciar o negócio, os empreendedores exerciam atividades como funcionários de empresas privadas (30%), trabalhador autônomo (26%), e empresários (10%), seguidas de estudantes, funcionários públicos e donas de casa, com 8% cada um.
Quanto à escolaridade, 29% dos empresários das empresas extintas possuíam superior completo e 46% cursaram “colegial completo até superior incompleto”.

 
<< Voltar