:: Empresas já podem fazer a Inscrição Estadual Simplificada

Desde 16 de agosto, os contabilistas vêm podendo fazer a Inscrição Estadual Simplificada de empresas, recorrendo à internet. “O sistema facilita a incorporação das empresas no sistema de legalidade, tirando-as da informalidade”, afirmou, na solenidade de lançamento, o diretor da Receita Estadual, Luis Carlos Vieira.
A inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, que tinha que ser homologada pelo Fisco antes da sua concessão, ficou mais fácil com a Inscrição Estadual Simplificada. Tanto a concessão quanto a autorização para a impressão de notas fiscais passam a ser on line, cabendo ao contribuinte ou seu representante apenas o envio, pelo correio ou diretamente nas Agências de Rendas, do Termo de Responsabilidade e do Ato Constitutivo.
Comentando a iniciativa, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Maurício Fernando Cunha Smijtink, disse que os contabilistas enfrentam muitas dificuldades, com burocracias, rotinas, prazos e obrigações, para atender as empresas. Segundo ele, “simplificar procedimentos e utilizar a tecnologia imprimindo agilidade aos serviços é um grande avanço, representando redução de custos e de tempo aos profissionais da área contábil. O Estado, as empresas e a sociedade também saem ganhando.
Para o presidente da Associação Comercial do Paraná, Cláudio Slaviero, “tudo que for para desburocratizar o processo de criação das empresas, visando a criação de novos postos de trabalho e a redução da informalidade é muito bem-vindo”.
O novo serviço, além de reduzir o trabalho dos contadores, vai tirar da informalidade muitas empresas, interpretou o secretário da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Expedito Barbosa Martins. Para o presidente da Junta Comercial do Paraná, Júlio Maito Filho, a medida beneficia as micro e pequenas empresas e gera novos empregos.
Por enquanto, a Inscrição Estadual Simplificada está atendendo apenas os micro e pequenos empresários, mas em breve o Governo do Estado irá estendê-la para todas as empresas.
Desde a liberação do serviço, a Receita Estadual tem detectado muitos erros dos usuários. Quem faz o pedido de Inscrição Simplificada precisa prestar bastante atenção ao digitar os dados de cadastro, utilizando a rotina de emissão de “Extrato de Conferência” antes do envio do pedido.
 
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