:: 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade já bate um recorde

O 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá de 24 a 28 de outubro, em Santos, deverá superar as edições anteriores, em vários itens. Por enquanto, já registra um recorde: recebeu a inscrição de 609 trabalhos técnicos; 23 são de paranaenses. No 16º, foram apenas 334. Os classificados serão apresentados no evento e os cinco melhores serão premiados. A exemplo das edições anteriores, os estudos serão publicados em edição especial da Revista Brasileira de Contabilidade e em livro e CD-ROM que serão distribuídos aos participantes do evento.

Palestras e painéis

Temas das principais palestras e painéis: “Normas Brasileiras de Contabilidade, Harmonização Internacional”, “A Contabilidade e a Responsabilidade Social”, “Mudanças Contábeis no Setor Público”, “O Sistema Tributário e o Custo Brasil”, “A Contabilidade – Instrumento de Cidadania” (Germano Rigotto), “Governança Corporativa”, “O Profissional na Era Digital”, “O papel do Contabilista no Terceiro Setor”, “Mediação e Arbitragem – Perspectivas para o Profissional da Contabilidade”, “A Responsabilidade Civil e Criminal do Profissional da Contabilidade ( Francisco de Assis Betti ), “Ética, Conflito de Interesse e Independência”, “O Profissional na Era Digital”, “Educação como Fator de Competência Profissional”, “O Processo de Comunicação Social das Informações Contábeis”, “O Brasil, o Mercosul e a Alca – Certezas e Incertezas”, “A Regulamentação Contábil no Esporte Profissional” - “Auditoria, Conflitos e Convergências”, “Políticas Governamentais”, “O Contabilista Cidadão na Comunidade”, “Evolução e Perspectivas da Contabilidade” (Antônio Lopes de Sá).

Eventos paralelos

Paralelamente ao congresso, serão realizados: encontro nacional de professores de Ciências Contábeis, de estudantes, de entidades sindicais, de empresas e o Fórum Nacional da Mulher Contabilista.
Os congressistas poderão visitar feira de negócios, exposição e conhecer a região de Santos. Haverá entrega da Medalha Mérito Contábil João Lyra, que condecora personalidades que contribuíram, direta ou indiretamente, para elevação da classe contábil. São dez homenageados até agora: Antônio Carlos Nasi, Ivan Carlos Gatti, Sérgio Approbatto Machado, Militino Rodrigues Martinez, Antônio Lopes de Sá, Olívio Koliver, Ynel Alves de Camargo, Zilmar Bazerque Vasconcelos, Ulisses Celestino Góes e Hilário Franco.

 
<< Voltar