:: Série Biblioteca do CRCPR apresenta o quarto volume

O CRCPR está lançando o quarto volume da Série Biblioteca do CRCPR, que reúne as monografias contempladas da primeira edição do Prêmio Prof. Orivaldo João Busarello. A obra traz, na seqüência, o “Estudo sobre o impacto da tributação federal e estadual, na pequena empresa comercial do ramo de material de construção, no estado do Paraná”, da contadora Evanilde Drehmer Carminati; “Modelos de avaliação de empresas”, do professor Aderbal Nicholas Muller; e “Contabilidade eclesiástica”, do acadêmico Reginaldo Alves Sampaio.
Os trabalhos concorreram ao Prêmio, nas categorias Profissional, Professor e Estudante, tendo sido selecionados pela contribuição que trazem à contabilidade. O objetivo do concurso, que será realizado a cada dois anos, é incentivar e valorizar a pesquisa, promover o avanço da contabilidade como ciência fundamental à gestão das organizações da administração privada e pública

O Prêmio

O nome – Prêmio Prof. Orivaldo João Busarello – é uma homenagem do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e Academia Paranaense de Ciências Contábeis ao emérito contador, que foi professor, coordenador do curso de Ciências Contábeis da PUC/PR e conselheiro do CRCPR.

Prof. Busarello

Filho de imigrantes italianos, Orivaldo João Busarello nasceu em Rio dos Cedros, Santa Catarina, em 5 de abril de 1948. Falava fluentemente a língua de Horácio, a ponto de acharem, quando esteve na Itália, que não era brasileiro.
Viveu em Rio dos Cedros até os 18 anos, onde fez o primário; o ginasial e o segundo grau, na cidade vizinha de Timbó.
Mudou para Curitiba em meados dos anos 60, dando continuidade a sua formação: cursou Administração de Empresas e Ciências Contábeis, na Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Especializou-se em Processamento de Dados, na Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE), e fez mestrado em educação, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, defendendo a tese: “Controles de gestão nas instituições de ensino superior”.
Foi empresário da área contábil, mas boa parte da sua vida foi dedicada ao magistério. Começou a lecionar em 1982, na FAE, e depois, na PUCPR, onde foi coordenador do curso de Ciências Contábeis e da Pós-graduação em Controladoria e Finanças, ministrando as disciplinas de Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Aplicada e Gestão Estratégica de Custos.
A sua particular experiência de vida o levou a defender com ênfase o avanço da profissão contábil a partir da melhoria dos cursos regulares e da educação continuada. Ele mesmo se atualizou permanentemente. Em parceria com João Vitorino Azzolin Benato, escreveu o livro “Plano de Contas – um instrumento contábil”.
Durante sua passagem pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, no período de 1998 a 2002, atuou na Câmara de Fiscalização e na Câmara Única do Tribunal Regional de Ética, fazendo parte de inúmeras comissões de trabalho, entre elas, do conselho editorial da Revista do CRCPR, para construção da nova sede do Conselho, de estudos técnicos, de elaboração do balanço social.
Ao falecer, em 16 de setembro de 2002, era também diretor da multinacional Uteco, indústria de máquinas com sede na Itália
.

 
<< Voltar