:: Inscrições para o 10º exame de suficiência
Estão abertas, até 27 de agosto, as inscrições para o 10º exame de suficiência para obtenção do registro profissional de técnico em contabilidade e de contador. Podem ser feitas na sede do CRCPR, em Curitiba – R. Lourenço Pinto, 196, 3º andar, ou em qualquer uma das unidades do Conselho, nas principais cidades do estado (conferir os endereços na página www.crcpr.org.br, em “institucional”, “regionais”, “delegacias”). No ato da inscrição, é cobrada uma taxa de R$ 44,00 e são exigidos diploma ou certificado de conclusão de curso, identidade e CPF. As provas serão aplicadas, no dia 26 de setembro, das 8h30 às 12h30, em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Palmas, Santo Antônio da Platina e Campo Mourão.

:: CRCPR busca a ISO 9001
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à classe contábil e sociedade, o CRCPR está contratando empresa especializada para aplicar, nos departamentos da instituição, as exigentes regras de ISO 9001 – 2000. Esta é uma das mais importantes iniciativas da atual gestão.

:: Desconto na anuidade de RCI
Avaliando a difícil situação por que passam os pequenos escritórios, o CRCPR está estudando a viabilidade de oferecer significativo desconto na anuidade das organizações de Registro Cadastral Individual (RCI), em 2005. Essa categoria de empresa contábil soma um total de 4.050, no Paraná, contra 1.841 pessoas jurídicas.

:: Cobrança de débitos não-ajuizados
A empresa Exame Bancred Serviços Técnicos é responsável atualmente pela cobrança extrajudicial de débitos não-ajuizados, relativos aos exercícios de 1995 a 2000, representados por anuidade, multas eleitorais e infracionais de pessoas físicas e jurídicas registradas no CRCPR. A regularização desses débitos, portanto, só pode ser feita através da empresa.
Os procedimentos continuam os mesmos para débitos de 2001 em diante. A propósito, a anuidade de 2004 venceu em 31 de março, podendo ser quitada em qualquer unidade do Conselho.

:: Foz do Iguaçu poderá sediar o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade
Através da empresa de eventos Convention Bureau, a prefeitura de Foz do Iguaçu ofereceu apoio total à realização do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, na cidade, em 2008. O apoio, reforçado pela diretoria da Itaipu, foi obtido pelo presidente do CRCPR Maurício Fernando Cunha Smijtink e o diretor Gerson Luiz Borges de Macedo.

:: A revista do CRCPR vai melhorar
Considerada um importante canal de divulgação de estudos de temas contábeis, a Revista do CRCPR vai melhorar ainda mais em 2005. A publicação será indexada, ganhará o formato de compêndio, voltando a ser distribuída gratuitamente à classe contábil paranaense. A decisão foi tomada na última reunião da Comissão Editorial. Até o final deste ano, no entanto, será mantido o atual padrão.

:: Notícias selecionadas pelo release
O release do CRCPR, que começou divulgando exclusivamente cursos, está se consolidando como instrumento de atualização dos contabilistas, tendo mais de 16 mil cadastrados. O serviço, disponível a interessados no www.crcpr.org.br , está se aperfeiçoando cada vez mais, na seleção de informações que atendam as necessidades da classe contábil.

:: Fiscalização em Loanda
Contabilistas que atuam em Loanda ainda não se deram conta da sua responsabilidade fiscal e civil. Foi a conclusão do inspetor fiscal Marcos Euclides Alves e do delegado do CRCPR José Roberto Alamino, depois de visitarem os bancos da cidade. Os gerentes foram informados dos riscos que podem trazer declarações de rendimento (Decores) fora do padrão e com conteúdo inverídico.