:: O ministro da Fazenda, Antônio Palloci, culpou o peso dos honorários dos contadores por parte das dificuldades das microempresas - o que irritou muitos contabilistas. Leia abaixo algumas das reações
 
É inconcebível que uma autoridade do porte do Sr. Antônio Palocci desconheça as importantes atribuições que têm os contabilistas, como responsáveis pelo cumprimento de grande parte das formalidades exigidas das empresas. Ressalte-se que o setor empresarial consome enormes recursos financeiros somente para cumprir com toda a burocracia ( ou burrocracia) tributária, formada por mais de 95 obrigações acessórias. É de se notar ainda que, enquanto a economia do País tem retração ou pequena recuperação, a arrecadação tributária bate recordes seguidos. Querer culpar os contabilistas pela falta de sensibilidade do governo é atentar contra a inteligência nacional.

Gilberto Luiz do Amaral
Presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT)
E-mail: gilberto@tritutarista.com.br

 
É de longa data que temos servido de capacho para todas as fiscalizações. Somos, na verdade, os servidores públicos mais mal pagos que já passaram pelo solo deste País. Trabalhamos de graça para todos os governos (municipais, estaduais e federal) e temos como recompensa um ataque gratuito, diga-se de passagem, de alguém que, no mínimo, deve ser apenas um profissional de gabinete, pois se saísse a campo por certo não diria tanta asneira. Aliás, um dos pontos marcantes dos integrantes desse governo é exatamente dizer e fazer asneiras.

Antônio Nalin
Contabilista e vereador em Jacarezinho
E-mail: osnalin@uol.com.br

 
Há muito tempo o contador virou um apurador de impostos, trabalhando como um braço fiscal governo, deixando o contador quase sem tempo para ser o “gerente”, o “aconselhador” dos clientes. Mesmo assim, nós, contadores, nos esforçamos para fazer a nossa parte profissional e social. Ouvir um comentário deste vindo de uma autoridade é lamentável.

Lauro Jorge Prado
E-mail: lauroprado@uol.com.br

 
<< Voltar