:: Centro Acadêmico da Unibrasil ganha o nome do primeiro presidente do CRCPR

O Centro Acadêmico do curso de Ciências Contábeis das Faculdades do Brasil (Unibrasil) foi batizado com o nome do primeiro presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Carlos Sternberg Valle.

A escolha do nome foi feita pelos alunos e pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Kátia Regina Hopfer, com apoio da direção. Instalada no antigo convento das irmãs Oblatas, no bairro Tarumã, em Curitiba, a Unibrasil foi inaugurada, no ano 2000, com o curso de Direito e já tem 17 cursos de graduação funcionando, além de diversos programas de pós-graduação. A primeira turma de Ciências Contábeis começou o curso em 2002.

Carlos Sternberg

O sistema formado pelos conselhos federal e regionais de contabilidade foi criado em maio de 1946 pelo Decreto-Lei 9295, com a finalidade de organizar, normatizar, registrar e fiscalizar a atividade contábil no País. No Paraná, o recém-criado Conselho Regional de Contabilidade do Paraná teve como primeiro presidente o contador Carlos Sternberg Valle, que assumiu em 27 de dezembro de 1946, vindo a renunciar em 30 de março de 1949, por julgar incompatível a direção do órgão com a função pública que exercia de Inspetor Federal de Ensino Comercial. Em ofício ao Conselho Federal de Contabilidade, ele justificou sua decisão: a resolução 62/48 “induz-me a fornecer, à revelia da Diretoria do Ensino Comercial, carteiras de contador aos guarda-livros que se habilitarem...”.
Nascido em 17 de março de 1901, em Palmeira/PR, Carlos Sternberg, além de perito contador, era jornalista, tendo atuado no jornal Gazeta do Povo, foi presidente da Ordem dos Contadores e fez parte do Sindicato dos Contabilistas do Paraná.

 
<< Voltar