:: Contabilistas comemoram 25 de abril

Os contabilistas de todo o País comemoraram o seu dia. Houve festas, jantares, jogos, manifestações da classe e ações sociais. O CRCPR inseriu mensagens de valorização profissional e responsabilidade social em rádios e coordenou campanhas de orientação à população sobre Imposto de Renda Pessoa Física/2004.

Mensagens em rádios

O presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha Smijtink, gravou mensagens para rádio incentivando os contabilistas a conhecer melhor a legislação de incentivo fiscal e orientar seus clientes sobre doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e para projetos culturais.
O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná tem até um manual por ele editado que traz as leis de incentivo fiscal para Fundos da Infância, com modelos de lançamento das doações, indicação dos índices permitidos, procedimentos contábeis e ainda a relação dos fundos municipais do Paraná com seus respectivos códigos e CNPJ.
Na área cultural, a Lei Rouanet, que criou o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura, prevê a viabilização de projetos de música, dança, literatura e artes. Além de isenção fiscal, empresas patrocinadoras podem obter promoção da sua marca e publicidade a custo zero.
Tanto a campanha de orientação sobre Imposto de Renda quanto as mensagens de rádio, veiculadas durante vários dias, tiveram o objetivo de despertar o espírito de cidadania da classe contábil, justifica o presidente do CRCPR.

Histórico do dia

O dia do profissional contábil foi instituído em 1926, em São Paulo, pelo contador e senador João Lyra, hoje patrono da classe, ao assumir a presidência do Supremo Conselho dos Contabilistas do Brasil. “A fundação da classe hoje (…) virá a ser o acontecimento mais digno de entusiásticas comemorações dos profissionais da contabilidade do Brasil”, disse ele na ocasião.
Esta definição ocorreu no contexto das lutas de regularização e valorização da profissão, que teve entre os pontos altos a obrigatoriedade do registro profissional, a partir de 1925, a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros, no mesmo ano, a instituição, em 1946, do sistema formado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselhos Regionais de Contabilidade, em 1946, que tem cuidado não só do registro e fiscalização, mas também da melhoria do serviço contábil.
Formada por técnicos em contabilidade e bacharéis em Ciências Contábeis, a classe contábil brasileira soma atualmente mais de 330 mil profissionais ativos no País (22 mil só no Paraná). As organizações contábeis (escritórios) são cerca de 60 mil.

A contabilidade

A atividade contábil marca presença no Brasil desde os primeiros anos da colonização e sua história mundial confunde-se com a civilização humana. Os documentos se perderam, mas existem provas de que povos antigos faziam contabilidade. A propósito, os mesmos sinais utilizados para fazer registros contábeis, no passado, deram origem ao alfabeto ocidental. Hoje, a atividade é fundamental para a transparência das contas das empresas e dos órgãos públicos.

 
<< Voltar