:: Parcerias que dão certo

Flávia H. de Oliveira

Mais que a filosofia de oferecer um serviço de altíssima qualidade, o Posto Avançado da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) instalado no Sebrae/PR, em Curitiba, adotou um sistema de parcerias que coloca à disposição dos contabilistas competência e agilidade.
Dinamismo e modernidade na gestão colocam Júlio Maito Filho, presidente da Jucepar, à frente dos trabalhos de reorganização do Posto Avançado, em relação à utilização de recursos para facilitar e agilizar os serviços. Esta tem sido a principal meta do organismo, segundo Paulo Coelho, vogal da Junta Comercial, no Sebrae. Paulo afirma ainda que a descentralização do acúmulo de trabalho na sede da Jucepar melhora significativamente a qualidade da prestação de serviço.
Entidades como o Sescap-PR, CRCPR, Sicontiba e Federação dos Contabilistas, parceiras da Junta Comercial e também do Sebrae, estão fazendo um excelente trabalho para atender a classe contábil/usuário, de uma forma persona-lizada e rápida. Há cerca de quatro meses em funcionamento, o Posto já processou mais de 17 mil documentos. “Atendemos cerca de quatro mil processos mensais, um número alto que revela um grande acúmulo de trabalho, colocando o posto à frente de 30% de toda a demanda do Estado e sendo assim penso que estamos tendo um bom desempenho”, afirma Paulo.
Contando com a colaboração destas entidades, Paulo comanda uma equipe de sete pessoas que trabalha para o bom atendimento à comunidade, tendo à disposição uma boa infra-estrutura. “Como as entidades têm uma certa autonomia administrativa, pudemos trazer alguns funcionários para que consigamos dar mais agilidade aos processos. O volume de trabalho é alto, e precisamos de pessoal”, desabafa.

Falhas nos processos

O grande volume de trabalho acarreta maior responsabilidade na conferência de documentos ou procedimentos exigidos pela Jucepar. Paulo adverte que a conferência dos processos encaminhados à Junta deveria ser mais efetiva. Uma percentagem muito alta de processos retorna por problemas e acaba por atrasar a sua conclusão. Os erros mais comuns, de acordo com Paulo, são: a falta de assinatura no documento, falha na elaboração da cláusula de microempresa, números errados de CNPJ e CPF, falta de identificação do termo “ME”, quando devido etc... “70% dos processos voltam em exigência, por isso é preciso que os contabilistas fiquem atentos ao treinamento e preparação de seus funcionários para que se diminua a volta de documento”, alerta.

Novo Código Civil

Com relação à prorrogação da adequação ao Novo Código, a Junta recomenda que não se deixem as alterações para a última hora. A quantidade de empresas que não se adequaram ainda é muito grande. “Em abril deverá ocorrer um novo acúmulo de trabalho, pois até dia 30 desse mês, deve-se arquivar as Atas e fazer os Registros dos Livros. Pedimos que nossos parceiros contabilistas colaborem e não deixem o serviço acumular”, lembra Paulo.

Atendentes no posto

Agora o Sescap conta com mais uma colaboradora da entidade. Trata-se de Samara C. dos Santos, que estagia no Sebrae e está em fase de treinamento para a função de Análise Prévia dos Processos da Jucepar. Do CRCPR, Cyntia Corcurutu auxilia na Junta Comercial com autenticação de Livros. Outras cinco colaboradoras também atuam no posto, com a tarefa de melhor atender a comunidade.

 
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