| Flávia H. de Oliveira   
        Mais que a filosofia de oferecer um serviço de altíssima 
        qualidade, o Posto Avançado da Junta Comercial do Paraná 
        (Jucepar) instalado no Sebrae/PR, em Curitiba, adotou um sistema de parcerias 
        que coloca à disposição dos contabilistas competência 
        e agilidade.Dinamismo e modernidade na gestão colocam Júlio Maito Filho, 
        presidente da Jucepar, à frente dos trabalhos de reorganização 
        do Posto Avançado, em relação à utilização 
        de recursos para facilitar e agilizar os serviços. Esta tem sido 
        a principal meta do organismo, segundo Paulo Coelho, vogal da Junta Comercial, 
        no Sebrae. Paulo afirma ainda que a descentralização do 
        acúmulo de trabalho na sede da Jucepar melhora significativamente 
        a qualidade da prestação de serviço.
 Entidades como o Sescap-PR, CRCPR, Sicontiba e Federação 
        dos Contabilistas, parceiras da Junta Comercial e também do Sebrae, 
        estão fazendo um excelente trabalho para atender a classe contábil/usuário, 
        de uma forma persona-lizada e rápida. Há cerca de quatro 
        meses em funcionamento, o Posto já processou mais de 17 mil documentos. 
        “Atendemos cerca de quatro mil processos mensais, um número 
        alto que revela um grande acúmulo de trabalho, colocando o posto 
        à frente de 30% de toda a demanda do Estado e sendo assim penso 
        que estamos tendo um bom desempenho”, afirma Paulo.
 Contando com a colaboração destas entidades, Paulo comanda 
        uma equipe de sete pessoas que trabalha para o bom atendimento à 
        comunidade, tendo à disposição uma boa infra-estrutura. 
        “Como as entidades têm uma certa autonomia administrativa, 
        pudemos trazer alguns funcionários para que consigamos dar mais 
        agilidade aos processos. O volume de trabalho é alto, e precisamos 
        de pessoal”, desabafa.
 Falhas 
        nos processos  O 
        grande volume de trabalho acarreta maior responsabilidade na conferência 
        de documentos ou procedimentos exigidos pela Jucepar. Paulo adverte que 
        a conferência dos processos encaminhados à Junta deveria 
        ser mais efetiva. Uma percentagem muito alta de processos retorna por 
        problemas e acaba por atrasar a sua conclusão. Os erros mais comuns, 
        de acordo com Paulo, são: a falta de assinatura no documento, falha 
        na elaboração da cláusula de microempresa, números 
        errados de CNPJ e CPF, falta de identificação do termo “ME”, 
        quando devido etc... “70% dos processos voltam em exigência, 
        por isso é preciso que os contabilistas fiquem atentos ao treinamento 
        e preparação de seus funcionários para que se diminua 
        a volta de documento”, alerta.  Novo 
        Código Civil
 Com relação à prorrogação da adequação 
        ao Novo Código, a Junta recomenda que não se deixem as alterações 
        para a última hora. A quantidade de empresas que não se 
        adequaram ainda é muito grande. “Em abril deverá ocorrer 
        um novo acúmulo de trabalho, pois até dia 30 desse mês, 
        deve-se arquivar as Atas e fazer os Registros dos Livros. Pedimos que 
        nossos parceiros contabilistas colaborem e não deixem o serviço 
        acumular”, lembra Paulo.
 Atendentes 
        no posto  Agora 
        o Sescap conta com mais uma colaboradora da entidade. Trata-se de Samara 
        C. dos Santos, que estagia no Sebrae e está em fase de treinamento 
        para a função de Análise Prévia dos Processos 
        da Jucepar. Do CRCPR, Cyntia Corcurutu auxilia na Junta Comercial com 
        autenticação de Livros. Outras cinco colaboradoras também 
        atuam no posto, com a tarefa de melhor atender a comunidade. |