:: Entrevista: Presidente Maurício fala de projetos e metas

Em entrevista à Folha do CRCPR, o presidente Maurício Fernando Cunha Smijtink, fala de seus projetos e metas para o biênio 2004/2005 à frente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.

Folha do CRCPR – Que nova estratégia de planejamento será adotada no CRCPR?

Maurício - Responsável pela orientação, fiscalização, registro e desenvolvimento profissional dos mais de 20 mil contabilistas paranaenses registrados, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná tornou-se uma entidade complexa. A sua missão de assegurar à sociedade serviços contábeis de qualidade requer planejamento estratégico especializado. Nossa intenção é buscar novas idéias e técnicas de planejamento institucional, avaliar os procedimentos que vinham sendo utilizados, elaborar o planejamento com total envolvimento dos funcionários e de todos os conselheiros.

Folha do CRCPR – O senhor anunciou que vai aproximar mais o CRCPR da sociedade. Como?

Maurício – Para ser conhecido e reconhecido, o CRCPR precisa integrar-se à sociedade. A melhor forma de fazê-lo é desenvolvendo ações em benefício da população. Vamos ampliar o que tem sido feito. Estamos elaborando uma agenda. Dois programas já definidos são o “Criança Feliz” e o “Natal Solidário”. Teremos outros. O objetivo é sensibilizar os contabilistas a prestar serviços voluntariamente à comunidade, como ato de cidadania. É claro que esse tipo de ação envolve parceria. Queremos trabalhar junto com outras entidades, contábeis e não-contábeis.

Folha do CRCPR – E quanto à classe?

Maurício – Queremos nos aproximar mais da classe também. Tanto que estamos criando uma ouvidoria.

Folha do CRCPR – Com base em suas propostas, o CRCPR deverá apresentar uma nova “cara”?

Maurício - É isso. E para melhorar a sua imagem perante a comunidade contábil e a sociedade, o CRCPR precisa mostrar-se solidário, evidenciar que todo o seu esforço consiste em valorizar a profissão e possibilitar a oferta de serviços contábeis de qualidade à sociedade.

Folha do CRCPR – Deve ser interpretada nessa perspectiva a proposta relativa à ISO 9001?

Maurício – Em parte. Quando falo em oferecer serviços de qualidade à sociedade, estou me referindo aos serviços prestados pelos profissionais. Os serviços que iremos certificar serão os do Conselho prestados diretamente à classe. Mas ao mesmo tempo estaremos incentivando os contabilistas a submeterem os seus escritórios aos rigorosos critérios de qualidade.

Folha do CRCPR – No conjunto das mudanças, haverá alguma no plano simbólico?

Maurício – Sem dúvida. Os leitores devem ter notado que estamos adotando uma logomarca diferente. Esta nova logomarca, que tem o pinheiro como símbolo, será utilizada em todas as nossas publicações, materiais de expediente e nos nossos veículos.

Folha do CRCPR – O que o motiva a de-sencadear essas mudanças?

Maurício – Hoje, a sociedade só toma conhecimento da existência de contabilistas por meio de notícias negativas, como as das escandalosas fraudes em empresas (Enron, WorldCom, Parmalat e outras) ou por ocasião da declaração de renda. Como toda instituição moderna, para alterar esse estado de coisas, seremos obrigados a desenvolver campanhas institucionais, utilizando os recursos convencionais da mídia.

Folha do CRCPR – É verdade que os estudantes de Ciências Contábeis vão ganhar atenção especial em sua gestão?
Maurício – Dar mais atenção aos estudantes de Ciências Contábeis é importante porque eles serão os profissionais de amanhã. Um bom trabalho já vem sendo feito, por meio de seminários. O Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba, por exemplo, reúne a imensa maioria dos estudantes de contábeis de Curitiba e região. Queremos integrar os estudantes ao Conselho.

Folha do CRCPR – Que função terá o Conselho Consultivo que o senhor anunciou?

Maurício - Os ex-presidentes que passaram pelo CRCPR adquiriram uma experiência que, muitas vezes, é desperdiçada quando deixam o mandato. A intenção é possibilitar sua participação para continuar colaborando com a instituição.

Folha do CRCPR – O senhor pretende convocar conselheiros suplentes para participar das atividades do órgão?

Maurício – Se for necessário, sim! Diante do volume de processos e de outras obrigações dos membros efetivos do CRCPR, seria providencial, em ocasiões especiais, a convocação de conselheiros suplentes. Foi o que senti durante uma década de Conselho.

Folha do CRCPR – O que é o projeto “Empresa Cidadã” que o senhor vai apresentar?

Maurício - Como entidade integrada à sociedade, o CRCPR está comprometido com a divulgação e a implantação do balanço social. Deve, portanto, recorrer a todas as formas possíveis para que essa peça contábil seja adotada pelas empresas. “Empresa Cidadã” será considerada aquela que fizer o balanço social. Nossa intenção é firmar parcerias com outras entidades para incentivar as empresas a implantar o balanço social e premiá-las.

<< Voltar