:: Editorial: Por um Conselho mais próximo da classe e da sociedade

Ao assumir a direção do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná abracei o desafio de redefinir o seu perfil, aproximando-o mais da classe contábil e da sociedade.
Interagir mais com a comunidade, participar do esforço da busca de solução dos seus problemas é um dilema que se coloca a todas as instituições do País, inclusive ao Estado, por força do avanço democrático. Para se fortalecerem, as instituições públicas precisam sintonizar ao máximo com os grupos aos quais representam e em função dos quais existem.
Uma das questões que muito tem sido debatida, no meio contábil, é justamente a responsabilidade social da classe, em parte pelo fato de a contabilidade ser uma ciência social, mas principalmente porque é inadmissível hoje uma instituição sem compromisso com a cidadania.
Isso não exigirá do CRC a perda ou o enfraquecimento da sua essência de órgão fiscalizador. Pelo contrário, o objetivo maior é fortalecê-lo como guardião da ética e dos interesses da sociedade, instituição responsável pela aplicação dos Princípios Fundamentais e das Normas Brasileiras de Contabilidade. O modelo a ter prioridade, no entanto, será o da fiscalização indireta e orientativa, que já vem sendo desenvolvido por meio do exame de suficiência e da educação continuada.
Na busca da aproximação com a classe, vamos criar uma ouvidoria e colocar na nova sede espaços e mais serviços à disposição dos contabilistas. Criamos um departamento exclusivo para tratar da estruturação e modernização dos escritórios e delegacias – a Câmara de Desenvolvimento Regional. Queremos um CRC presente e atuante em todas as regiões do estado.
Investiremos de forma acentuada no CRCPR virtual. A informatização é decisiva. Levando serviços, informações, cursos de atualização e outros conteúdos, a internet vence barreiras de espaço e tempo, com elevado poder de integração.
Ampliaremos as relações com as instituições educacionais, buscando a melhoria do ensino contábil, e faremos todos os esforços possíveis para aproximar os estudantes da entidade.
Intensificaremos nossa presença em ações de responsabilidade social, como temos participado das campanhas de incentivo a doações fiscais ao Fundo para a Infância e Adolescência, a instituições da saúde e da área cultural; campanhas de orientação sobre Imposto de Renda, Declaração de Isento, abertura de empresas.
Queremos estreitar os laços com entidades, organizações governamentais e não-governamentais.
Integração, sintonia, parceria, diálogo e solidariedade serão palavras-chaves em nossa gestão.

Maurício Fernando Cunha Smijtink
Presidente do CRCPR

 
<< Voltar