Lançado no final do ano passado, começa efetivamente em maio o programa de capacitação de contabilistas Contabilizando o Sucesso. As inscrições iniciam em março. Haverá onze turmas este ano no Paraná. Os cursos serão ministrados nas principais cidades do estado. Curitiba, Londrina e Maringá já estão definidas. A expectativa do coordenador, Orlando Chiqueto Rodrigues, é que os contabilistas paranaenses percebam a importância do programa para si mesmos, para a profissão contábil e para o País.

Garantir o sucesso das empresas

Contabilizando o Sucesso é uma iniciativa do Sebrae nacional e seus regionais, em parceria com as entidades contábeis (CFC, CRCs e sindicatos). É voltado para os profissionais de contabilidade de todo o País, mas o objetivo final é garantir o sucesso dos milhares de pequenos empreendimentos que estão surgindo diariamente. De acordo com o IBGE, existem cerca de 3,6 milhões de micro e pequenas empresas formalizadas, no Brasil, além de um universo significativo de informais. “O problema é que de cada dez pequenas empresas instituídas, seis quebram antes do segundo ano de vida. Isso representa um grave problema econômico e social”, afirma Orlando Chiqueto.

Garantir o sucesso dos contabilistas

“Por que o programa é direcionado a nós, contabilistas? Porque somos nós que acompanhamos as empresas mesmo antes de serem formalizadas e reunimos plenas condições de apontar-lhes os caminhos do êxito”, argumenta. O diretor financeiro do Sebrae/PR, Adílio Milanez, reforça: “Sebrae e contabilistas trabalham com o mesmo público, que muitas vezes aposta tudo num pequeno negócio. Fortalecendo esse negócio, estamos favorecendo a longevidade dele. Todos saem ganhando”. O profissional de contabilidade como agente de mudanças, quando devidamente capacitado, pode contribuir de forma decisiva para o crescimento da economia. O sucesso das empresas rende êxito aos contabilistas.Principais metas do programa O Sebrae resume de forma didática as principais metas do Contabilizando: Capacitar o profissional de contabilidade para atender a demanda de micro e pequenas empresas; auxiliar na estruturação das organizações contábeis para atuação na contabilidade gerencial pró-ativa; colaborar na identificação de problemas e elaboração de planos; fortalecer a parceria das organizações contábeis com o Sebrae e entidades empresariais no atendimento ao seu público; criar uma rede de profissionais capa-citados como multiplicadores de uma nova prática; aperfeiçoar o segmento contábil no atendimento a micro e pequenas empresas; desenvolver um comprometimento maior do contabilista em ações e programas sociais, incorporando a responsabilidade social na sua organização e na atividade dos seus clientes. O que se espera, enfim, é a redução da mortalidade das micro e pequenas empresas frente às dificuldades de apoio na gestão de seus negócios. Levantamentos constatam que os contabilistas têm priorizado a assessoria fiscal.

Treinamento e inscrições

Para que o programa tenha sucesso, o que significa sucesso das empresas e dos contabilistas, é decisiva a mudança de mentalidade e de práticas. O treinamento é necessário para desenvolver uma nova visão da profissão contábil e do negócio do cliente. Além de palestras de apresentação e sensibilização, serão abordados os seguintes assuntos: Jogo de empresa: gestão simulada, habilidades consultivas do contabilista, gestão estratégica, marketing, custos e preço de venda, gestão de pessoas, capital de giro, fluxo de caixa, análise de viabilidade econômico-financeira, diagnóstico empresarial, apresentação de trabalho de campo, o contabilista e o processo de ajuda: posturas e competências. Feito o curso, os participantes serão organizados em grupos regionais de cooperação. A finalidade é alimentar a troca de informações sobre os cases de maior sucesso.
As aulas, que deveriam começar em março, foram adiadas para maio, depois do Imposto de Renda Pessoa Física, dando mais tempo também para a divulgação, explica Chiqueto. A partir de março, no entanto, os contabilistas poderão fazer as inscrições nos seus sindicatos. Mais detalhes do programa no site http://www.contabilizando.com.br.

 
<< Voltar