:: NOTAS


Ajude crianças em tratamento de câncer

Instalada, em 1983, por casais com filhos portadores de câncer, a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) acolhe, atualmente, pacientes e seus familiares de todo o país. A finalidade da instituição é garantir amparo a famílias carentes, durante o duro tratamento de câncer, em hospitais especializados de Curitiba. Nesse período, que pode levar meses, a criança e seu acompanhante recebem estadia, alimentação, roupas, acompanhamento psicológico, pedagógico, médico e odontológico.

A APACN funcionou em diferentes endereços. A atual casa de apoio - construída em área doada pelo Estado - fica na Rua Oscar Schrappe Senior, 250, no bairro Tarumã. Pode hospedar confortavelmente até 120 pessoas. Especialmente projetada para a associação, tem alas feminina e masculina separadas, quartos individuais para pacientes e doadores de medula óssea, área de transplante, enfermaria para crianças com dificuldades motoras ou que necessitem de isolamento. Parceria com o Hospital de Clínicas do Paraná possibilitou a construção do ambulatório Menino Jesus de Praga, que atende cerca de 500 pacientes/mês. A APACN já recebeu dois prêmios - Bem Eficiente - pela seriedade do seu trabalho.

São várias as formas de colaborar com a entidade: como voluntário de um dos serviços que ela presta; doando recursos ou produtos de utilidade (alimento, roupa, material de limpeza); comprando vídeos, livros, CDs e cartões de Natal feitos pelas crianças. Para conhecer melhor a entidade entrar na página www.apacn.org.br Contatos: 0800-727707; e-mail: apacn@apacn.org.br f (41) 267-7475; (41) 366-4244.

 

<< Voltar