:: Estado quer apoio dos contabilistas para levantar recursos para a cultura


Secretaria de Estado da Cultura do Paraná está firmando parceria com o CRCPR para se aproximar da classe contábil e conquistar a sua adesão às causas da cultura.

A iniciativa parte do mesmo motivo que levou o Estado, quatro anos atrás, a buscar o apoio dos contabilistas para os fundos dos direitos da criança e do adolescente: o incentivo fiscal. Há uma legislação especial que permite a canalização de recursos para a área cultural: A Lei 8.313, conhecida como Lei Rouanet, criou o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura, que busca recursos do Imposto de Renda devido, nos limites de 4% de pessoas físicas e 6% de pessoas jurídicas.

No Paraná, o responsável pela captação desses recursos é o Conta Cultura, programa que viabiliza a parceria entre produtores culturais e empresas/pessoas físicas. Além de isenção fiscal, empresas patrocinadoras podem obter promoção da sua marca e publicidade a custo zero.

No primeiro contato, os coordenadores da secretaria, Glauco Souza Lobo e Maristela Gavelaki, o vice-presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha Smijtink, e o diretor Gerson Borges de Macedo, estudaram formas de divulgar junto aos contabilistas a Lei de Incentivo Cultural. Glauco é taxativo: "leis de incentivo só funcionam se os contabilistas quiserem".

<< Voltar