:: Dois escritórios de Londrina obtêm certificação


Alguns empresários brasileiros já perceberam que obter a certificação de qualidade ISO 9001 é uma necessidade cada vez maior. Esta necessidade também já chegou aos escritórios de contabilidade de todo o país. O motivo é simples: o mercado não tem tempo nem dinheiro a perder, por isso os clientes exigem cada vez mais rapidez e eficiência no atendimento e na prestação de serviços. Alguns, inclusive, só trabalham com empresas que são certificadas, pois sabem que terão garantia de qualidade no serviço contratado.

No Paraná, existem apenas 10 empresas de contabilidade certificadas num universo de seis mil deste segmento. No norte do Estado, pouquíssimas têm a certificação, entre essas estão a P.Caetano Consultores, América Contadores Associados, Escritório Comercial Contad e Organização Ribeiro. As duas primeiras pertencem ao empresário Paulo César Caetano de Souza, vice-presidente da Câmara de Contas do CRCPR. As outras duas são do empresário José Ribeiro. As certificações, concedidas pela empresa SGS, uma das mais respeitadas certificadoras de ISO do mundo, foram entregues no dia 24 de abril, Dia do Contabilista, no Village, em Cambé.

Paulo César Caetano

Conquistar a ISO 9001 não foi uma tarefa fácil dizem Paulo Caetano e José Ribeiro. "Se o empresário pensar em obter a ISO como forma de aumentar seus ganhos rapidamente é bom mudar de idéia", alerta Ribeiro para os que só pensam no retorno financeiro imediato. Segundo ele, a busca da qualidade total pode vir a gerar lucro, mas a longo prazo.

Para obter a certificação de qualidade total em serviços, as empresas tiveram que mudar radicalmente seus procedimentos internos e externos. "Mudamos desde o registro de protocolos de recebimento nos escritórios até a padronização dos uniformes dos funcionários", comenta Paulo Caetano.

Foram dois anos de trabalho

José Ribeiro

Foram praticamente dois anos de trabalho para adequar as empresas às normas da ISO, exigidas pela certificadora SGS. O investimento chegou a R$ 50 mil em cada empresa. Apesar da cifra elevada, eles dizem que o maior investimento mesmo foi em tempo. A principal mudança, dizem os empresários Paulo Caetano e José Ribeiro, é a de postura dos proprietários e dos funcionários. "Os funcionários estão muito mais conscientes de suas responsabilidades, sobre a importância do trabalho que eles desempenham ", afirma Ribeiro, comentando ainda que para que tudo funcione dentro do esperado é essencial que o dono da empresa tome a frente de todo o processo de transformação. "Se o empresário não estiver preparado, não adianta nem começar, pois a mudança exige esforço, liderança e, sem isso, é difícil mudar toda a cultura interna da empresa".
Mais difícil do que conquistar a ISO, analisa Paulo Caetano, é mantê-la. "Além dos investimentos constantes em melhoria, as empresas certificadas são auditadas todos os anos pela certificadora. Para que o esforço não perca fôlego com o tempo, nós criamos comitês de qualidade total. Esses comitês reúnem-se com freqüência para analisar procedimentos, discutir problemas e buscar soluções", diz.

Todos se beneficiam
Todos ganham com a qualidade total. Segundo Paulo Caetano, o cliente é favorecido pois os serviços prestados são feitos com pontualidade. É claro que, para que isso se torne mais fácil, é preciso que o cliente também se adeqüe, enviando ao escritório seus documentos nas datas corretas. Todas as ocorrências e procedimentos são registrados. "Percebemos ainda que ocorre uma redução de custos nos escritórios. Com os novos procedimentos, cada funcionário sabe exatamente o que fazer no seu dia a dia. Eles têm suas funções especificas, não ocorrendo o retrabalho - quando dois funcionários executam o mesmo serviço. Há mais clareza e objetividade, " diz Paulo Caetano.

 

<< Voltar