EDUCAÇÃO

:: É temporada de vestibular

Fim de ano e começo de ano é temporada de vestibular em todo o país. Contabilizando as vagas dos concursos de inverno, somente os cursos de Ciências Contábeis ofertam aproximadamente cinco mil vagas, por ano, no Paraná. Em todo o estado existem 50 cursos. A maioria concentra-se em Curitiba e região metropolitana.

O número de cursos de Ciências Contábeis no país passa de 500, segundo o Conselho Federal de Contabilidade. Até 2000, o Ministério da Educação registrava 494: 53 federais, 46 estaduais, 15 municipais, 155 faculdades comunitárias e 225 particulares. O Provão, este ano, foi feito por 24.621 formandos em contábeis.

Esses números, descontados os altos índices de evasão, dão uma idéia de quantos profissionais de contabilidade são injetados no mercado brasileiro a cada ano. É claro que nem todos os recém-formados fazem o exame de suficiência, visando a obtenção de registro de contador. Sobre este detalhe, explica o contador Orlando Chiqueto Rodrigues: o bacharel em Ciências Contábeis recebe uma formação que permite a sua utilização em diversas áreas das empresas.

:: Curso à distância de Consultor Contábil Financeiro

A Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Instituto Indicare e apoio do CRCPR, está oferecendo o curso à distância de Consultor Contábil Financeiro. As aulas serão transmitidas via satélite, assistidas em salas localizadas em cidades do Paraná e de Santa Catarina, ministradas nas quartas-feiras, no horário das 17:15 às 18:45 horas. A primeira, dia 22/01/2003, e a última, dia 11/06/2003. Prazo final para inscrições: 15 de janeiro de 2003. Investimento: R$ 70,00 de matrícula, mais cinco parcelas iguais. Informações e inscrições: pelo telefone 0800-7020500 ou www.edsat.com.br , www.nead.ufpr.br  , www.contabeis.ufpr.br , www.institutoindicare.com.br  e www.cbed.com.br  (e-mail: cbed@cbed.com.br )

:: Mestrado no Paraná

Não foram bem-sucedidas, por enquanto, as ações para instituir um curso de mestrado, na área contábil, no Paraná. A principal dificuldade é formar um corpo docente com a devida titulação para ministrar as aulas. O CRCPR, no entanto, não desistiu do projeto e vai insistir nele, em 2003. O aumento, em todo o país, de cursos de Ciências Contábeis e de programas de pós-graduação "lato sensu" pressiona pela criação de mais cursos não somente de mestrado, mas também de doutorado, para habilitar professores. Os poucos cursos existentes estão trabalhando no limite, havendo o risco paralelo de queda geral da qualidade do ensino contábil.

 

<< Voltar