DESTAQUES

:: CFC aprova medida sobre registro de técnico

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) decidiu que o registro profissional, na categoria de técnico em contabilidade, só será concedido a quem tiver concluído o curso até o ano de 2003. Ficam garantidos os direitos de técnicos já registrados.

A medida ( Resolução 948/02 ) foi aprovada em razão das mudanças na estrutura do curso técnico de segundo grau definidas pela Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, Decreto 2.208/97. A partir dessas legislações, o curso técnico em contabilidade deixou literalmente de existir, argumenta o CFC. A nova modalidade de curso ministrado nas escolas, com carga horária bem inferior, não vem atendendo as exigências mínimas da formação profissional que o mercado e a sociedade pedem.

Elevar a formação do contabilista é a preocupação maior do CFC, que realiza desde o ano 2000 o exame de suficiência e vem oferecendo programas de educação continuada e de pós-graduação. Essas iniciativas contam com o apoio e a adesão do segmento consciente da classe contábil.

:: Congresso mundial de contadores debate a economia baseada no conhecimento

Realizado em Hong Kong, de 18 a 21 de novembro, pela Hong Kong Society of Accountants e a International Federation of Accountants, o XVI Congresso Mundial de Contadores reuniu aproximadamente seis mil contabilistas de 80 países. O tema central "O Contador e a Economia baseada no conhecimento" foi analisado nos subtemas: Que oportunidades oferece a economia baseada no conhecimento? Como devemos redefinir o contador e a contabilidade no século XXI? Sobreviver e prosperar em uma economia baseada no conhecimento. Que aspectos práticos precisam ser superados para que os contadores conquistem sua nova identidade?

Segundo brasileiros que participaram do evento, as palestras, debates e grupos de trabalho acentuaram a importância da ética e a necessidade do aprimoramento profissional e pessoal permanente. No discurso de abertura, o primeiro ministro chinês, Zhu Rongji, aconselhou os contabilistas a jamais fazerem balanços falsos, pelas conseqüências que isto traz à sociedade.

:: CRCPR é destaque nacional

A avaliação dos CRCs, feita pela Conselho Federal de Contabilidade (CFC), põe em destaque o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. Segundo o relatório que o CFC acaba de divulgar, o CRCPR obteve a nota mais elevada (89,34) entre os CRCs do país. O rigoroso acompanhamento do Conselho Federal leva em conta o desempenho administrativo e funcional da instituição, emitindo uma pontuação e um conceito.

 

<< Voltar