:: CRCPR adere a campanhas sociais


Dia do Doador Voluntário

O conselheiro Paulo Coelho representou o CRCPR, na comemoração do Dia Internacional do Doador Voluntário de Sangue, realizada dia 25, às 14h30, na sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Participaram da solenidade autoridades da área da saúde e parceiros do Hemepar: além do CRCPR, outros conselhos, o Exército, a Polícia Militar e escolas. São muitas as instituições sociais envolvidas, atualmente, com campanhas de doação de sangue.

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Carlos Sobânia, lembrou que, ao iniciar as atividades, há 20 anos, o Hemepar atendia 16 hospitais e hoje já são 300, o que corresponde a 70% do atendimento de sangue no Paraná. A rede estadual já tem 24 unidades e vem acrescentando novos hemocentros e hemonúcleos. A meta da Secretaria da Saúde é cobrir toda a necessidade da população paranaense, assumindo o processo integral que envolve coleta e distribuição, garantindo qualidade total ao material. A diretora da instituição, Elizabeth Ana Ciechomski, falou da dificuldade de ter doadores fixos, acentuando que a política do Hemepar é conquistá-los pela conscientização e com informação. É por isso que a instituição trabalha com campanhas, parceiros e programas. Um programa é desenvolvido com escolas.

Esta campanha, que tem como slogan "Doador consciente, sangue seguro", vai até o mês de março, realizando palestras, blitz educativas, distribuição de material, divulgação na imprensa. É uma ação preventiva, para evitar queda no estoque do material, durante as festas de fim ano e férias, quando normalmente cai o número de doadores.

O CRCPR aderiu de modo permanente ao desafio social de criar uma cultura da doação de sangue. "Esta é uma causa que todos temos que abraçar", afirma o conselheiro Paulo Coelho. Lembrando que os contabilistas abraçaram esta causa, no primeiro semestre, o presidente do CRCPR, Nelson Zafra, apela aos profissionais, estudantes de contabilidade e à comunidade em geral para que procurem os postos de coleta."Com essa iniciativa, podemos salvar vidas e, nós próprios, sairemos ganhando porque ampliaremos o nosso espírito de solidariedade e a nossa responsabilidade social".

A "Revista do CRCPR" e a "Folha do CRCPR", que acabam de ser editadas, trazem o encarte "Doe sangue. Salve vidas", com orientações sobre os requisitos e impedimentos para doação, cidades onde há postos de coleta e os telefones para informações: (41) 262-7676 (41) 362-2030.

 

Contabilista Nota 10

Muitos brasileiros ainda não sabem que parte do Imposto de Renda que eles são obrigados a pagar, em vez de ir para os cofres da União, pode ser destinada ao Fundo para a Infância e Adolescência da sua cidade. O Estatuto da Criança e do Adolescente, que entrou em vigor em 1990, criou os conselhos municipais, estaduais e federal para desenvolver as políticas voltadas à criança e adolescente carentes. O Imposto de Renda Devido de pessoas físicas (até 6%) e jurídicas (1%) é uma das fontes orçamentárias desses projetos.

Todos os contribuintes que declaram renda podem escolher inclusive instituições que devem ser beneficiadas pelo seu imposto. Os contabilistas, no entanto, que são os executores do maior volume de declarações de renda, são fundamentais para que os recursos do Imposto de Renda Devido sejam destinados aos fundos da criança e do adolescente. Com o intuito de estimular a responsabilidade social do profissional contábil, o CRCPR tem divulgado um manual que contém a lei de incentivos fiscais, orientações, exemplos de doação e a relação dos conselhos do Paraná.

Em Guarapuava, por exemplo, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Associação Comercial e Industrial, do CRCPR e do Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava, está realizando a campanha "Cidadão Nota 10", apelando aos seus contribuintes para destinarem o Imposto de Renda Devido ou fazerem outras formas de doação ao fundo local. Fone para contato (42) 623-7995.

Diversas instituições têm procurado o CRCPR solicitando a indicação aos contabilistas para receber recursos de incentivos fiscais. É o caso da Sociedade Civil Beneficente Mater Dei, mantenedora da Clínica e Maternidade Nossa Senhora do Rosário, em Curitiba. O hospital atende famílias carentes, fazendo a média mensal de 4.500 consultas, 500 nascimentos e 44 internamentos em UTI neonatal. Pleiteou igualmente o direito o Hospital Infantil Pequeno Príncipe. Seja qual for a instituição escolhida pelo contribuinte ou seu representante, a destinação tem de ser feita via Conselho Municipal. Em Curitiba, o telefone é: 352-4184.

 

Natal Sem Fome / Ano 10

O CRCPR participa também da campanha Natal Sem Fome /Ano 10, mobilização nacional que envolve segmentos de toda a sociedade brasileira: instituições de classe, associações de moradores, órgãos públicos, instituições de ensino, empresas, religiões, artistas e os meios de comunicação.

A campanha inspira-se na iniciativa do sociólogo Herbert de Souza, que em 1993 chamou a atenção da população para o drama da fome no país. O problema, que afeta famílias e compromete o desenvolvimento de crianças, será objeto de ação especial do novo governo federal.

A coordenação do Natal Sem Fome no Paraná espera arrecadar pelo menos 500 toneladas de alimentos até o dia 20 de dezembro. Leve a sua doação à sede do CRCPR, na Rua Lourenço Pinto, 196, 4º andar.

 

Natal Sem Fome / Ano 10

Comemorativa do Dia do Contador, realizada em setembro e outubro, a campanha "Ei, contabilista, dá uma mãozinha aqui" consistiu na arrecadação de leite em pó para creches. A sede do CRCPR, os escritórios regionais e delegacias engajaram-se no apelo aos contabilistas, conseguindo centenas de latas e pacotes de leite que beneficiaram instituições locais que cuidam de crianças carentes. O presidente do CRCPR, Nelson Zafra, elogiou o espírito de solidariedade revelado pelos profissionais.

 

<< Voltar