:: Contador: Fotógrafo


Qual é afinal o papel do contador, diante dos fatos administrativos, diante das operações da empresa, diante do patrimônio da empresa, sua situação financeira e econômica? O papel é de fotógrafo. Nós contadores tiramos a foto.

Nós somos o fotógrafo da empresa, onde a fotografia é o Balanço Patrimonial e as demais peças contábeis. Estas demonstrações financeiras têm que espelhar, evidenciar o que realmente é a empresa. A fotografia está para nós pessoas físicas, assim como o Balanço Patrimonial está para a empresa. Tal como a fotografia, que mostra um momento estático da pessoa física, a sua imagem, o seu estado naquele momento, o Balanço Patrimonial mostra uma posição estática da situação patrimonial, econômica e financeira da empresa.

Para obedecer então o código de ética emanado do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), não ferindo os termos de negação impostos, que são condutas às quais os profissionais devem seguir, o papel do contador nada mais é que não faltar com a verdade, tratar os registros contábeis dos fatos administrativos, bem como demonstrá-los através das Demonstrações Financeiras (BP, DMPL,DLPA,DOAR e Notas Explicativas), com zelo, não "maquiando as informações", com intuito dessas demonstrações apresentarem uma "carinha" enganosamente "bonita". Temos que registrar os fatos tal como eles se apresentam, obedecendo, portanto, aos princípios contábeis geralmente aceitos, às convenções e à boa técnica contábil.

Quando formos elaborar as Demonstrações Contábeis (financeiras), deveremos ter em mente que não só ao dono da empresa interessam os números ali apresentados, e sim, também ao governo – fazendo papel de polícia ou representante do povo, na cobrança dos tributos, e ainda a terceiros que também têm interesse. Não podemos, portanto, esquecer da nossa responsabilidade com os interessados fora da empresa.

Nas empresas, em várias situações, somos chamados a fazer o papel do jurista, do administrador, do economista, em questões de natureza jurídico/contábil, trabalhista, fiscal, gestão de negócios, administrativa, e sócio-econômica.

Este chamamento é importante para que possamos ser o melhor fotógrafo possível. Posso até dizer que às vezes temos que nos interessar por assuntos diversos, diferentes de registrar e demonstrar, mesmo sem sermos chamados, pois necessitamos do máximo de informações para que possamos dar o nosso parecer ou recomendação, contribuindo desta forma, da melhor maneira possível. O intuito é evidenciar que os fatos ocorridos espelham a empresa como de fato ela é.

Vale ressaltar que nós contadores temos que ser especialista em contabilidade e generalista, dominando áreas diversas, uma vez que os ATOS ocorridos nas diversas áreas se refletem como FATOS na contabilidade, que precisam ser escriturados.

Embora embasada em números, a ciência contábil é uma ciência social. Não podemos esquecer que ela possui direitos e obrigações com e para terceiros. Mesmo sendo repetitivo, vale relembrar que os números gerados pela contabilidade não interessam somente aos empreendedores, reconhecidamente, dignos de aplausos pela iniciativa e coragem de correr riscos, gerando empregos e produzindo bens e serviços, alavancando a economia. Contudo, parte destes números diz respeito a terceiros, quer sejam os funcionários, fornecedores, bancos, governo, acionistas minoritários, etc. Nossa responsabilidade para com todos tem que estar expressa nas Demonstrações Contábeis da Empresa.

Hoje, os recursos da informática facilitam muito os procedimentos contábeis, em se comparando com a contabilidade de outrora. Todavia, esta ferramenta nada mais é que a mesma máquina fotográfica bastante melhorada, que requer o seu pleno conhecimento para que possa ser utilizada. Precisamos, pois, cuidar que as informações geradas pelos sistemas de processamento de dados reflitam adequadamente a realidade dos fatos. Temos que usar as ferramentas em nosso favor, fazendo com que sobre tempo para que possamos interpretar as informações, analisá-las e demonstrá-las de forma gerencial, sendo mais participativos na assessoria às tomadas de decisões da empresa.

O melhor contador é aquele que tira a melhor foto sobre as situações patrimonial, econômica e financeira da empresa. Para tanto, há de ser zeloso, responsável e comprometido com o registro dos fatos administrativos, bem como pelo que irá apresentar nas Demonstrações Financeiras.

José Paulo da Silva
Professor do curso de Ciências Contábeis da Facel

<< Voltar